6 found
Order:
Disambiguations
Eli Vagner Rodrigues [3]Eli Vagner Francisco Rodrigues [3]
  1.  10
    A crítica da razão nas ciências humanas e naturais na obra “O Eclipse da Razão” de Max Horkheimer.Eli Vagner Rodrigues - 2015 - Aufklärung 2 (2):123-138.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  15
    A Fundamentação da moral na obra de Arthur Schopenhauer e a interpretação de Max Horkheimer.Eli Vagner Rodrigues - 2017 - Aufklärung 4 (2):29-38.
    Schopenhauer afirma que uma ética não dogmática requer leis demonstráveis derivadas da experiência. Nesse sentido o fundamento de uma ética deve ser uma metafísica imanente, que sustente, na experiência possível, suas afirmações, e que seja, por isso mesmo, capaz de dar de uma vez por todas um fundamento legítimo à moral. A fundamentação da moral schopenhaueriana segue, portanto, uma argumentação muito próxima de uma metodologia científica. Para Schopenhauer a filosofia deve se aproximar mais de uma cosmologia do que da teologia. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  13
    A tragédia como gênero literário e a negação da “justiça poética” no terceiro livro de O mundo como vontade e representação, de Schopenhauer.Eli Vagner Francisco Rodrigues - 2015 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 6 (2):69.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  13
    En présence de Schopenhauer, de Michel Houellebecq.Eli Vagner Francisco Rodrigues - 2017 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 8 (2):140.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  10
    Niilismo Alemão.Eli Vagner Francisco Rodrigues - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12 (2):e09.
    Palestra proferida pelo Prof. Leo Strauss no General Seminar of the Graduate Faculty of Political and Social Science of the New School for Social Research in New York em fevereiro de 1941 editado pelos professores David Janssens e Daniel Tanguay e publicado na revista Interpretation A Journal of Political Philosophy Spring 1999 Volume 26 Number 3.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Niilismo, Ressentimento e Patologia: A Filosofia de Schopenhauer como Sintoma da Decadência Cultural Europeia Segunda a Crítica de Friedrich Nietzsche.Eli Vagner Rodrigues - 2015 - Revista Opinião Filosófica 6 (2).
    Pretende-se neste artigo abordar o problema da relação entre o ressentimento e a formação dos juízos morais presentes na obra de Schopenhauer a partir de uma perspectiva crítica proposta por Nietzsche que tem suas bases na constatação de que existe na ética ocidental um enfraquecimento das posturas afirmativas da vida como resultado de uma decadência fisiopatológica que influencia a ordem dos juízos morais sobre a existência humana. A ética niilista de Schopenhauer seria um exemplo de uma desagregação dos instintos afirmativos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark